Kelpie na mitologia céltica escocesa é uma espécie de cavalo que habita os lagos e rios da Escócia. Essa entidade sobrenatural pode ser encontrada também no folclore irlandês. Sua descrição pode variar conforme as lendas, por vezes descrito como branco, ou cinza, de pele macia e gelada, podendo também adotar uma forma humana.
As criaturas místicas quando não são mulheres bonitas, podem assumir essa forma para seduzir os homens nesse caso na forma humana , sua aparência é a de um homem ou mulher e cabelo encharcado revolta tentando ganhar a confiança dos viajantes para atraí-los para o lago e jogá-los na água.
Qualquer viajante que monta em suas costas irá testemunhar como os galopes impotentes kelpie para o lago e lança no fundo do poço com o piloto , que pode estar em sérios problemas se você não pode nadar.
A única forma de evitar esse destino , caso você monte ou veja um Kelpie é flanquear o cavalo e mudar a direção para a qual ele está correndo, você também pode derrubar alguém que esteja nas costas de um desses.
Parece haver alguma distinção entre os kelpies de lagos de água salgada e água doce. Enquanto aqueles que vivem perto de lagos de sal matam sua vítima é dado um mergulho , kelpies de água doce são muito mais perigosos . Uma vez que é solta a vítima na água ,o kelpie da água doce se volta contra sua vítima e devora -lo .
A lenda de Kelpie tem também muitas variações pelo mundo, como a de Wihwin na América Central, a de Bäckahäst na Escandinávia, e a de Bunyip na Austrália.
A origem da crença em cavalos d’água malignos pode ter sido a partir de sacrifícios humanos feitos antigamente para acalmar os deuses da água, mas também servia como prática para assustar crianças a fim de mantê-las longe do perigo nas margens de rios e lagos, e prevenir mulheres jovens para tomarem cuidado com rapazes bonitos desconhecidos.
Nas ilhas Órcades (Orkney em inglês), há menção de uma criatura semelhante chamada “Nuggle”, que também tem a forma de um cavalo e vive debaixo d’água. Qualquer humano que montar essa criatura é levado para as profundezas do rio ou lago onde a criatura vive, e morre afogado. Nas Ilhas de Shetland, a nordeste das Ilhas Órcades, o cavalo d’água é conhecido como “Shoopiltie”.
Outras versões dessa criatura existem em outras nações célticas. No país de Gales há uma lenda de um outro espírito antropomórfico associado á água chamado “Ceffyl Dŵr”, que também pode assumir a forma de um cavalo, ás vezes com asas, que pode capturar qualquer infortunado para montar, mergulhá-lo na água e o afogar. Na mitologia manesa também há um cavalo d’água conhecido no Gaélico Manês como “Cabbyl-Ushtey” que também é associado com uma outra criatura chamada “Glashtyn”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário